“A PANDEMIA IMPÔS MUITOS DESAFIOS. E TODO DESAFIO SE ENCERRA EM UMA OPORTUNIDADE”

Em evento realizado pelo TCMGO, Alessandra Gotti, presidente executiva do Instituto Articule, destaca que o momento requer articulação de todos os órgãos e instituições para que o direito à educação seja garantido.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais

O setor público precisa se modernizar. Essa sentença vem sendo proferida há anos como um mantra. E, a realidade, é que o setor público tem sido palco de inovações capazes de promover transformações positivas, por meio de políticas públicas eficazes, para a garantia de direitos e avanços sociais. Uma dessas inovações é o Gaepe (Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação), iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Articule em cooperação com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB). Além da iniciativa Gaepe-Brasil, em âmbito nacional, os estados de Rondônia, Goiás e Mato Grosso do Sul, contam com Gaepes estaduais e o município de Mogi das Cruzes conta com a primeira iniciativa em âmbito municipal.

Nesta terça-feira, 14 de setembro, Alessandra Gotti, presidente executiva do Instituto Articule, apresentou a experiência do Gaepe-GO no Encontro Regional 2021  “O Setor Público em Tempos de Reinvenção”, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCMGO). A apresentação ocorreu no primeiro painel do evento “ A maturidade da gestão pública”.

Alessandra chamou a atenção para algumas palavras ditas ao longo da solenidade de abertura: Criatividade (na gestão e na solução de problemas) pelo conselheiro Joaquim Castro; Parceria, pelo governador Ronaldo Caiado; Diálogo, Pactuação e Eficiência (nas ações), pela Superintendente de Vigilância em Saúde de Goiânia (GO), Flúvia Amorim . “São palavras que representam ferramentas essenciais para o enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia à Educação e para a redução das desigualdades sociais no país”, afirma.

Na abertura do evento, o governador do Estado, Ronaldo Caiado, ressaltou a importância fundamental da articulação dos gestores com os órgãos e poderes públicos independentes para uma boa governabilidade. “Ninguém governa sozinho”, afirmou. “A parceria passa a ser obrigatória, até porque, a gestão pública não aceita mais improvisações, não há mais espaço para o achismo e para acomodações políticas que não sejam no sentido de trazer resultados à população”, concluiu.

Ao longo de sua apresentação, Alessandra mostrou como foi instalado, quem íntegra e como funciona o Gaepe-GO, além de destacar os desafios que o Estado enfrenta para garantia da aprendizagem, especialmente agravados pela pandemia de Covid-19. “A pandemia impôs muitos desafios. Mas, todo desafio se encerra em uma oportunidade. Que a gente tenha a oportunidade de fortalecer o vínculo entre as instituições e de criar uma cultura de diálogo, de cooperação mais ampla entre os poderes em prol das nossas crianças e dos nossos adolescentes”, afirmou.

Mediador do painel, Rodrigo Zanzoni, auditor de controle externo e chefe de gabinete da Presidência do TCMGO convidou os telespectadores a conhecer o trabalho do Gaepe. “Nós temos no Brasil entidades que nascem com o propósito de fazer a diferença e contribuir. Os números mostrados pela Dra Alessandra nos preocupam, porque o retorno à sala de aula [com segurança] é fundamental. E o instituto Articule, junto ao Gaepe, vem trabalhando e gerando condições e suporte para que quem está operando junto aos municípios possa ter boas orientações, com informações de qualidade”, ressaltou.

O encontro foi realizado pelo canal do TCM no Youtube (confira abaixo). O encontro segue até o dia 16. Acesse aqui a programação no site do TCMGO.



Sobre o Gaepe

O Gaepe é uma iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Articule em cooperação com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB). Além da iniciativa Gaepe-Brasil, em âmbito nacional, os estados de Rondônia, Goiás e Mato Grosso do Sul, contam com Gaepes estaduais e o município de Mogi das Cruzes conta com a primeira iniciativa em âmbito municipal.

Posts Recentes

Arquivos