A articulação que (ainda) falta na Educação

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Em artigo publicado no espaço do Todos Pela Educação no Estadão, Alessandra Gotti e Ismar Cruz ressaltam a importância da criação de espaços de pactuação interinstitucionais, que reúnam gestores da educação, Sistemas de Justiça e de Controle Externo, Legistativo e sociedade civil.

Com pouco menos de dois meses de instalação, os resultados do GAEPE-RO são evidências do potencial dessa estratégia:
‪➡️ foi exitoso ao emitir nota técnica contra a reabertura prematura das escolas no início de maio, como medida de prevenção à saúde da comunidade escolar;
➡️ firmou consenso em torno da necessidade do cômputo das atividades pedagógicas não presenciais durante a pandemia;
➡️ fomentou a priorização curricular durante a pandemia, com a seleção de objetivos de aprendizagem essenciais que norteiem toda a rede, tendo como bússola a BNCC;
➡️ contribuiu para ampliar a conectividade dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, por meio do apoio do SINEPE-RO;
➡️ emitiu nota técnica em defesa de que ao menos 25% das receitas advindas do socorro fiscal do governo federal sejam direcionados para a educação, em razão da queda da arrecadação tributária e do aumento de despesas em virtude da pandemia;
➡️ está debatendo as medidas sanitárias e pedagógicas necessárias para o plano de retomada das atividades presenciais.

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