Gaepe-Arquipélago do Marajó participa da ação FNDE Chegando Junto na região

Iniciativa visa oferecer suporte para entes federados com foco no desenvolvimento da educação básica na região

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais

O Instituto Articule e outras organizações integrantes do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepe) do Arquipélago do Marajó participaram da primeira etapa do FNDE Chegando Junto, realizada nos dias 27 e 28 de março. A ação é uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), para melhorar a educação básica no Norte do país. 

A iniciativa do FNDE visa promover ações direcionadas de assistência técnica e monitoramento, adaptadas às particularidades da região. A presidente do órgão, Fernanda Pacobahyba, salientou a essência do projeto. “Estar no Marajó é poder ver de perto a realidade das escolas ribeirinhas. Conhecer os espaços, o transporte e as estruturas das unidades escolares… tudo isso é fundamental para nós que formulamos e implementamos as políticas públicas de educação nesse país”.

O lançamento também contou com a participação virtual da secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela, que reforçou o compromisso do governo federal com o projeto e destacou a importância de um suporte mais próximo aos entes federados. “Essa ação FNDE Chegando Junto, chegando mais perto, é uma ação que eu considero muito importante. Isso faz parte do comando do ministro Camilo Santana, que é sempre esse: que nós possamos estar cada vez mais perto e fortalecendo esse espaço de cooperação federativa”, afirmou Izolda.

O sucesso do FNDE Chegando Junto no Marajó foi possível graças ao apoio significativo de parceiros locais e regionais. Destes, estiveram presentes os principais parceiros na articulação, planejamento e execução da primeira etapa do projeto: o prefeito de Breves, José Xarão, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará, conselheiro Cézar Colares, a presidente-executiva do Instituto Articule, Alessandra Gotti, representando o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepe), e o secretário de educação e ex-ministro da Educação, Rossieli Soares, representando o governo do Estado do Pará.

Além disso, mais de 12 prefeitos e secretários de educação dos 18 municípios que compõem a região do Marajó participaram do evento.

O lançamento do FNDE Chegando Junto aconteceu no Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional Dr. João Messias dos Santos – Cedep, em Breves (PA) e contou com a presença de técnicos e gestores da educação dos municípios marajoaras em uma série de atividades, incluindo palestras, reuniões técnicas e visitas a escolas.

Compromisso pela transformação do Marajó

O FNDE Chegando Junto é um dos esforços conectados ao Pacto pela Transformação do Marajó, compromisso firmado em novembro de 2023 por mais de 40 instituições do poder público e da sociedade civil para o enfrentamento da desigualdade na região, tendo a educação como política central.

Para Alessandra, do Articule, o trabalho conjunto tem um potencial inestimável e é o caminho mais certo para apoiar a região na superação dos desafios. “O Marajó precisa ser uma prioridade hoje no Brasil. E para conseguirmos avançar é preciso trabalhar lado a lado: governos federal, estadual e municipais, sociedade civil e comunidade escolar, com alinhamento e sintonia”, afirma. “Fico especialmente feliz de acompanhar esse momento da história marajoara e ter a oportunidade de contribuir para essa força-tarefa por meio da coordenação do Gaepe-Arquipélago do Marajó, que há quase 3 anos atua na região. Um novo horizonte para as crianças e jovens do Marajó é a razão para essa união de esforços que mobiliza tantas instituições e pessoas por essa região tão especial por seu povo, história e riqueza natural e cultural”, complementa.

Legado para o futuro da Educação

O programa FNDE Chegando Junto tem como meta aumentar a adesão dos municípios às transferências legais e discricionárias do governo federal, por meio do FNDE. O intuito é elevar os padrões de educação básica, oferecendo aos estudantes melhores oportunidades de aprendizagem. A escolha da região do Marajó, no Pará, e do Estado do Amapá para o início do programa reflete um esforço do governo federal para ofertar atenção especial a essas áreas, marcadas pela baixa adesão aos programas educacionais do FNDE.

O acompanhamento próximo, combinado a ações de assistência técnica e monitoramento, visa mudar essa realidade, promovendo a inclusão e a melhoria da qualidade educacional. Com um enfoque detalhado nas necessidades específicas dessas regiões, o FNDE Chegando Junto aspira não só a ampliar o acesso aos recursos disponibilizados pelo governo federal, mas também a fomentar uma transformação positiva na infraestrutura e nas práticas pedagógicas das escolas envolvidas. Desta forma, o programa busca assegurar que cada aluno tenha a oportunidade de aprender em um ambiente que é tanto acolhedor quanto propício ao desenvolvimento de suas habilidades e conhecimentos.

Ao final dessa jornada, espera-se que o FNDE Chegando Junto deixe um legado de escolas fortalecidas, comunidades engajadas e, acima de tudo, estudantes inspirados e preparados para enfrentar os desafios do futuro. Com o comprometimento dos parceiros locais e o apoio contínuo do FNDE, os municípios do Marajó e do Amapá têm a possibilidade de experimentar um avanço sem precedentes na qualidade da educação básica, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região.

Com informações da Ascom/FNDE.

Sobre o Gaepe-Arquipélago do Marajó

O Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política de Educação (Gaepe) do Arquipélago do Marajó (PA), foi instalado em junho de 2022, como uma estratégia para propor soluções realistas e eficazes para a educação de 17 municípios que compõem a região: Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Muaná, Oeiras do Pará, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure.  Idealizados pelo Instituto Articule e realizado em parceria com o Comitê técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), os Gaepes são instâncias de diálogo e cooperação entre as entidades do setor público que atuam no campo educacional e também a sociedade civil. No Pará, a iniciativa conta com a cooperação do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA).

Posts Recentes

Arquivos