ESTUDO REALIZADO PELO GAEPE – GO CONSTATA DIFICULDADE DE ACESSO À INTERNET COMO OBSTÁCULO NAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAIS DE ENSINO

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais

O estudo “Diagnóstico de Conectividade” feito, entre maio e outubro, pelo Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação em Goiás(Gaepe-GO), governança interinstitucional inovadora cujas atividades são coordenadas pelo Instituto Articule, em parceria com Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa, mostra dificuldade de acesso à internet nas redes estadual e municipais de ensino.

O estudo identificou a insuficiência de equipamentos para alunos e professores e dificuldade ou ausência total de acesso à internet. Os resultados apresentados poderão ser utilizados para subsidiar futuras ações do Gaepe-GO, no sentido de contribuir para a busca da qualidade da educação pública.

A pesquisa teve início em maio para avaliar as principais dificuldades enfrentadas pelo setor educacional nesse período em que as escolas permanecem fechadas. Foram verificadas as estratégias mais utilizadas para oferecer atividades pedagógicas não presenciais, percebendo-se que o uso de materiais impressos, videoaulas, redes sociais e as plataformas online que são amplamente utilizadas, mas que professores e alunos têm muita dificuldade de se conectar.

Diante desse quadro, o Gaepe realizou uma nova pesquisa em outubro, onde foi possível constatar que, nas redes municipais, em relação aos professores, 60% dos municípios entrevistados apresentaram dificuldades de acesso às atividades remotas, e dentre os maiores entraves relacionados estão: velocidade da internet (90%), equipamentos/computadores (60%) e acesso à internet (35%).

Em relação à conectividade dos alunos, todos os municípios pesquisados responderam que identificaram dificuldades de acesso às atividades remotas, dentre elas velocidade da internet, falta de equipamentos e computadores e acesso à internet.

Na rede estadual não é diferente, com um quantitativo elevado de alunos sem acessibilidade virtual, o que evidencia que não há equidade na disponibilização das atividades pedagógicas, nem a garantia do acesso à educação. A análise feita pelo Gaepe demonstra que a não participação dos alunos nas aulas remotas por falta de acessibilidade virtual pode provocar um aumento do abandono e da evasão escolar, especialmente dos alunos em condição de maior vulnerabilidade socioeconômica.

De acordo com informações e documentos encaminhados pela Secretaria Estadual de Educação, e considerando que a rede estadual conta hoje com um total de 510.000 mil alunos aproximadamente, foi possível evidenciar que cerca de 1,4% dos estudantes abandonaram os estudos no período de abril a agosto de 2020, significando que mais de 7 mil jovens e crianças desistiram da escola em um período de apenas cinco meses.

Posts Recentes

Arquivos