GAEPE-MOGI ATUALIZA AÇÕES DE CONECTIVIDADE, ACOLHIMENTO E APRENDIZAGEM

Em reunião nesta segunda-feira (23), o grupo discutiu também a necessidade de atualização dos protocolos sanitários de combate à Covid-19 nas escolas.

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Foi realizada na última segunda-feira, 23/05, a terceira reunião de 2022 do GAEPE – Mogi (Gabinete de Articulação para o Enfrentamento da Pandemia na Educação de Mogi das Cruzes). Na ocasião, a instância de diálogo, que reúne representantes de diversos órgãos públicos e sociedade civil, tratou das ações realizadas no âmbito dos grupos de trabalho de Conectividade, Acolhimento e Aprendizagem.

Durante a reunião, o Gaepe-Mogi também debateu a necessidade de novas medidas de enfrentamento ao contágio de covid-19 nas escolas. “Estamos acompanhando com a Secretaria de Saúde o aumento do número de casos em geral e também nas escolas. Em reuniões com o Comitê Covid-19 é feito um monitoramento dos índices epidemiológicos e avaliação das medidas a serem tomadas”, disse a secretária de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos.

Foram dadas algumas sugestões de encaminhamentos, como a revisão nos protocolos de segurança sanitária para as escolas, a checagem junto ao Governo Estadual sobre providências para evitar o aumento de contágio e novo fechamento de escolas, entre eles a aplicação de uma nova dose de reforço (quarta-dose) para professores e também a criação de um grupo de trabalho para propor ações emergenciais de contenção.

“É muito importante que possamos trazer para esta reunião temas urgentes da Educação de Mogi das Cruzes. Este espaço tem o objetivo de apoiar a gestão no encaminhamento de temas complexos, como o que estamos vivendo agora com o aumento de casos de covid-19 em escolas. Tenho certeza que chegaremos a uma solução efetiva e ágil para ampliar a proteção de nossas crianças e dos profissionais de Educação”, disse Alessandra Gotti, presidente executiva do Instituto Articule.

Ismar Cruz, conselheiro do Articule, complementou: “É compreensível a apreensão dos educadores, que já passaram por momentos tão difíceis. Não podemos ter um novo fechamento em massa das escolas, com todos os prejuízos já causados aos estudantes. Os protocolos de segurança precisam levar em consideração a necessidade para que todos estejam mais protegidos e se sintam seguros em ir para as escolas.”

Atualização das ações dos grupos de trabalho

No grupo de Conectividade, foi elaborada uma recomendação para que a prefeitura inicie um processo de licitação para contratação de serviços de conectividade para todas as escolas da rede municipal de ensino, incluindo as creches conveniadas e também os órgãos ligados à Educação que atuam no atendimento a estudantes, de forma a garantir o acesso à internet ainda em 2022. Segundo o grupo, a medida visa tornar as escolas “hubs” de conectividade e pode contribuir com uma comunicação mais ágil com as famílias e população no entorno, algo que tem se mostrado necessário devido à pandemia, além das questões pedagógicas.

Já o grupo de Acolhimento destacou a  mobilização da rede municipal de ensino no dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para articular estas ações, a Pasta instituiu o Grupo de Trabalho para Fortalecimento de ações de prevenção e enfrentamento de violências contra crianças e adolescentes no sistema municipal de ensino. Atendendo a sugestão do grupo, o Gaepe-Mogi terá um novo grupo de trabalho, que tratará sobre a Educação Inclusiva. Sua composição deverá ser comunicada na próxima reunião.

O grupo de Aprendizagem apresentou o andamento do programa “Aprender mais e ninguém pra trás”, que possui três eixos: recomposição das aprendizagens, recuperação das aprendizagens e ampliação das aprendizagens. O eixo de recomposição, que trata das aprendizagens a que os estudantes não tiveram acesso devido à suspensão das aulas presenciais durante a pandemia, conta com estratégias de priorização curricular, avaliação, materiais didáticos e formação docente, que estão todas sendo implementadas. O eixo de recuperação, que trata de reforço de aprendizados não consolidados, mesmo tendo sido trabalhados com os alunos, demanda ações no contraturno e está em planejamento. Já a ampliação das aprendizagens será implementada no segundo semestre.

Sobre o Gaepe-Mogi

O Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação de Mogi das Cruzes (Gaepe-Mogi) é o primeiro gabinete de articulação multi e interinstitucional em nível municipal do País. Ele reúne gestores, representantes do Sistema de Justiça, de órgãos de controle e de organizações da sociedade civil para dialogar e propor ações articuladas com foco no enfrentamento do impacto da pandemia na educação. Idealizado pelo Instituto Articule, a governança é coordenada em parceria com o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).   Além de Mogi das Cruzes, esse modelo de articulação está em funcionamento no formato nacional com o Gaepe-Brasil e no âmbito estadual em Goiás, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

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