GAEPE MOGI DESTACA AÇÕES DOS GRUPOS DE TRABALHO EM PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO

Primeira reunião do ano destaca ações dos quatro Grupos de Trabalho de Conectividade, Busca Ativa, Recomposição e Recuperação das Aprendizagens e Acolhimento.

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O Gaepe-Mogi (Gabinete de Articulação para o Enfrentamento da Pandemia na Educação) realizou nesta terça-feira (22/02) a primeira reunião deste ano com destaque para ações desenvolvidas pelos quatro Grupos de Trabalho do gabinete: Conectividade, Busca Ativa, Recomposição e Recuperação das Aprendizagens e Acolhimento. Os participantes também iniciaram a discussão do Plano de Trabalho para 2022 e foi sugerida a criação do Grupo de Trabalho de Educação Inclusiva.

“Mogi das Cruzes veio de forma inédita nos procurar para a criação de um gabinete municipal. Em uma breve avaliação do que nós já fizemos, tivemos conquistas, sem falar dos ambientes de diálogo”, avaliou Ismar Cruz, conselheiro do Instituto Articule, que atua no Gaepe-Mogi junto ao Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa e a Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Neste encontro, foi definido que o Gaepe-Mogi emitirá uma nota técnica recomendando à Administração Municipal a aquisição de conectividade e infraestrutura para acesso sem fio para unidades municipais e subvencionadas. “Após um projeto técnico de infraestrutura de rede com um investimento inicial quase que exclusivo em dispositivos, estamos em um momento de avançar na conectividade”, observou Pedro Passos, representante do grupo. 

Nas escolas municipais, a contratação de serviços de conexão será feita pelas unidades escolares por meio das Associações de Pais e Mestres (APM) com recursos do Programa de Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação (PIEC/MEC). O processo deve ocorrer após o período de constituição dos Conselhos de Escola e as APMs entre os meses de fevereiro e março.

Sobre a Busca Ativa, foram realizadas reuniões entre as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social para articulação das políticas públicas e orientação em relação à formação de suas equipes que atuarão no programa voltado a esse tema. Mogi das Cruzes aderiu ao Busca Ativa Escolar, solução tecnológica do UNICEF, junto à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). 

Um projeto de combate à violência, discriminação e bullying está sendo preparado pelo grupo de Acolhimento. O projeto “Todos cuidando de todos”, desenvolvido pelo DOP/Pró-Escolar, para apoio à comunidade escolar neste período pandêmico, terá continuidade neste ano. Quanto à Aprendizagem, Mogi está desenvolvendo o programa “Aprender mais e ninguém para trás”, que foi estruturado em três eixos: recuperação, recomposição e ampliação das aprendizagens e está formalizado como política pública da gestão municipal. 

Um novo grupo de trabalho deverá fazer parte do Gaepe-Mogi em breve e terá como tema a Educação Inclusiva. A sugestão foi feita pela fisioterapeuta Sada Gracia Jamussi, que atualmente está na EMESP Profª Jovita Franco Arouche. A secretária de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos, comentou sobre o atendimento da educação inclusiva na rede municipal. “Precisamos adequar os atendimentos de uma forma possível e funcional para as crianças. Recebemos um grande número de alunos neste período, que ainda não tinham passado por triagens e encaminhamentos durante a pandemia”, disse.

Com informações da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes.

Sobre o Gaepe-Mogi

O Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação de Mogi das Cruzes (Gaepe-Mogi) é o primeiro gabinete de articulação multi e interinstitucional em nível municipal do País. Ele reúne gestores, representantes do Sistema de Justiça, de órgãos de controle e de organizações da sociedade civil para dialogar e propor ações articuladas com foco no enfrentamento do impacto da pandemia na educação. Idealizado pelo Instituto Articule, a governança é coordenada em parceria com o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).   Além de Mogi das Cruzes, esse modelo de articulação está em funcionamento no formato nacional com o Gaepe-Brasil e no âmbito estadual em Goiás, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

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