GAEPE MOGI DISCUTE ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAR VACINAÇÃO CONTRA A PÓLIO E OUTRAS DOENÇAS

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais

O GAEPE de Mogi das Cruzes (Gabinete de Articulação para o Enfrentamento da Pandemia na Educação) realizou, na última segunda-feira (19), uma reunião para discutir sobre a baixa cobertura da campanha de vacinação contra a poliomielite e outras doenças.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, até o início desta semana, a cobertura vacinal no município havia atingido apenas 41,16% do público-alvo. A meta mínima preconizada é vacinar 95% das crianças deste grupo para diminuir o risco do retorno da doença no Brasil.

No encontro, a Secretaria de Saúde apresentou estratégias que podem ser adotadas junto à Secretaria de Educação para facilitar o acesso de pais e responsáveis.

“Nosso objetivo é intervir em pontos que têm comprometido a vacinação. Gostaríamos que as escolas reforçassem a importância da carteirinha estar em dia e os benefícios das vacinas”, disse Mariana Viveiros, medica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

Mariana apresentou, ainda, outras estratégias para ampliar a vacinação em Mogi das Cruzes, como a possibilidade da ida de equipes até as escolas rurais e a extensão do horário de atendimento das unidades básicas de saúde próximas às creches para que os pais possam levar as crianças após a saída.

Ismar Cruz, conselheiro do Instituto Articule, destacou a importância da articulação entre os setores para ampliar os níveis de imunização. “É uma questão absolutamente crucial neste momento. Não podemos aceitar estes níveis de cobertura vacinal, que têm acontecido não só do Brasil, mas em outros lugares do mundo. A articulação entre saúde e educação é fundamental para fazer com esta discussão chegue até onde é preciso, atendendo as crianças e outros públicos que ainda não se vacinaram”, disse.

Ainda pela Secretaria de Saúde, a chefe de Divisão da Vigilância Sanitária Debora Iolanda Cardoso solicitou o reforço junto às unidades escolares para o envio das notificações dos casos de Covid-19 e outras doenças para o setor, assegurando o acompanhamento dos casos. “Todas as escolas devem manter esse procedimento para acompanharmos e verificarmos as medidas necessárias”, disse ela.

Essa notícia foi atualizada em 23 de setembro de 2022 11:20

“Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes”

Posts Recentes

Arquivos