GAEPE-MOGI: METODOLOGIA INOVADORA PARA FORTALECER O COMBATE À PANDEMIA NA EDUCAÇÃO

Evento online com o secretário de Educação de Mogi das Cruzes, André Stábile, e Alessandra Gotti, presidente executiva do Instituto Articule explica o propósito e o funcionamento do Gabinete de Articulação para o Enfrentamento da Pandemia na Educação no município.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais

Nesta sexta-feira, 24 de setembro, Alessandra Gotti, presidente executiva do Instituto Articule, participou de um diálogo com o secretário de Educação de Mogi das Cruzes, André Stábile, promovido pela Secretaria de Educação do município. O tema foi a importância da articulação interinstitucional para o enfrentamento dos impactos da pandemia da Covid-19 na Educação.

Na ocasião, foi apresentado o Gaepe-Mogi – Gabinete de Articulação para o Enfrentamento da Pandemia na Educação instalado no município em julho de 2021. O Gaepe-Mogi é o primeiro em esfera municipal.

A Brigada da Pandemia, instância que precedeu o Gaepe-Mogi, já congregava diferentes pastas do poder executivo para lidar com os desafios impostos pela pandemia da Covid-19,  e tornou mais rápido o caminho para a criação do Gaepe, que tem um escopo ampliado de entidades, somando representantes de órgãos de controle, sistema de justiça e sociedade civil.

O secretário de Educação, André Stáblie destacou que o momento atual demanda uma série de soluções complexas para desafios inéditos.”O Gaepe foi uma das conquistas mais importantes dos primeiros meses da administração de Mogi por compreender a complexidade da retomada presencial das aulas e entender que não seria possível uma decisão isolada da prefeitura ou da secretaria de educação”, disse. Ele ressaltou ainda que foram convidados a compor o Gaepe-Mogi o Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça, em especial o juiz da Vara da Infância e da Juventude, o Ministério Público do Estado, o Tribunal de Contas, a Defensoria Pública, a Secretaria Estadual de Educação – por meio da Diretoria Regional de Ensino – ,além das Secretarias Municipais de Educação, Assistência, Saúde e Finanças, bem como a Procuradoria Geral do Município, a Comissão de Educação da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, o Conselho Municipal de Educação, o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Sintap (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal de Mogi das Cruzes e Guararema), a Associação dos Servidores Municipais de Mogi das Cruzes e, até mesmo, representantes das escolas particulares.

Alessandra avalia que é fundamental dar sequência às respostas emergenciais já elencadas pelo Gaepe-Mogi, como acolhimento dos estudantes no retorno às aulas, reposição de aprendizagem, busca ativa para enfrentar a evasão escolar, e conectividade, mas também pensar nas medidas de médio e longo prazo que possam apoiar as famílias a lidar com os efeitos mais duradouros de diversas crises causadas pela pandemia (emocional, social, nutricional, por ex).  “E, além disso, temos de avançar posteriormente para responder aos desafios estruturantes da Educação. O Gabinete nasceu como uma instância provisória para os desafios da pandemia, mas já com a perspectiva de se tornar permanente e apoiar o enfrentamento de desafios estruturantes da Educação”, afirma.

Confira o vídeo abaixo. Para conhecer o Gaepe-Mogi, acesse o site da iniciativa.

Posts Recentes

Arquivos