GAEPE MOGI SE MANIFESTA PELA PRIORIZAÇÃO DA 2ª DOSE DA VACINA PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Gabinete também definiu grupos de trabalho para avançar na garantia do direito à Educação em meio à pandemia

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais

O Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia da Educação de Mogi das Cruzes (Gaepe-Mogi) divulga nesta sexta-feira uma nota técnica na qual se manifesta favoravelmente à aplicação das segundas doses remanescentes da vacinas das farmacêuticas Pfizer e AstraZeneca aos profissionais da Educação no município.

Segundo o documento, diante dos efeitos nocivos que a ausência escolar tem tido sobre as crianças e os jovens e do avanço de outras variantes do vírus, a imunização completa dos professores e demais integrantes da equipe escolar pode dar maior segurança a todos para o retorno às aulas presenciais – ainda que os protocolos sanitários, devam continuar a ser seguidos.

O município de Mogi das Cruzes já conta com 92% das escolas reabertas. As medidas de segurança sanitária têm sido fundamentais para garantir a segurança de todos. O entendimento do Gabinete é que, ainda que a segunda dose não seja um fator condicionante para o retorno – dado que as evidências já mostram que é possível fazê-lo em segurança – os profissionais da Educação devem ser priorizados na possibilidade de antecipação da segunda dose da vacina.

Veja um trecho da Nota

O GABINETE DE ARTICULAÇÃO PARA ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO (Gaepe) do Município de MOGI DAS CRUZES vem, por meio desta NOTA TÉCNICA, explicitar seu entendimento favorável à antecipação da 2ª dose dos imunizantes AstraZeneca e Pfizer, aos profissionais da Educação, em havendo número de doses disponíveis, respeitado o intervalo de, no mínimo e respectivamente, 4 semanas e 3 semanas entre a primeira e a segunda dose – de acordo com o previsto nas bulas. No ensejo, reitera que é imprescindível a conscientização dos profissionais da educação e das famílias de Mogi das Cruzes de que a antecipação ora preconizada não substitui as medidas não farmacológicas, como o uso obrigatório de máscaras (com trocas periódicas), a higienização constante das mãos e superfícies, o distanciamento mínimo de 1 metro e os demais elementos do protocolo de segurança sanitária no combate à Covid-19

A partir da manifestação, as secretarias de Educação e de Saúde de Mogi das Cruzes estão em diálogo para organizar essa priorização. Veja a nota da Prefeitura.

Confira a Nota Técnica divulgada pelo Gaepe na íntegra.

Grupos de trabalho. Recuperação da aprendizagem, Combate à evasão escolar, Acolhimento e Conectividade são os temas dos quatro grupos de trabalho formados a partir da última reunião do Gaepe Mogi, em 16 de agosto. 

O Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia da Educação de Mogi das Cruzes é o primeiro em âmbito municipal. Segundo Alessandra Gotti, presidente executiva do Instituto Articule, a iniciativa caminha para ser uma inspiração para outras cidades. “O engajamento dos representantes das instituições em mobilizar os esforços necessários tem dado grande resolutividade para as medidas propostas a cada reunião. Articulação que se reflete em ação, na prática, e com muita agilidade”, afirma.

Nos grupos criados, representantes de múltiplas instituições do setor público que participam do Gaepe Mogi se organizam e dividem tarefas para a identificação, proposição e avanço de medidas necessárias para a garantia do direito à Educação enquanto ainda vivemos em situação de pandemia.

Veja mais sobre o Gaepe Mogi na imprensa.

O GAEPE Mogi é o primeiro gabinete de articulação municipal do País e reúne gestores, sistema de justiça, órgãos de controle e organizações da sociedade civil para um diálogo interinstitucional sobre as principais questões relacionadas ao impacto e ao enfrentamento da pandemia na educação. Foi idealizado e é coordenado pelo Instituto Articule, em parceria com o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE/IRB) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).  O gabinete já está em funcionamento no formato nacional com o GAEPE Brasil e nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

Posts Recentes

Arquivos