Mobilização do Gaepe-Arquipélago do Marajó resulta em R$ 7,5mi para formação de professores

Curso terá início em novembro deste ano. O repasse financeiro direto é um dos resultados já conquistados pela governança.

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O Ministério da Educação (MEC) assinou Termo de Execução Descentralizada com a Universidade Federal do Pará (UFPA) a fim de qualificar professores de turmas multisseriadas que atuam no Arquipélago do Marajó. A parceria está orçada em pouco mais de R$ 7,5 milhões, que foram repassados à instituição de ensino superior, para aplicar na promoção de curso de formação de professores, atendendo aos 17 municípios marajoaras e Limoeiro do Ajuru, totalizando 1.620 profissionais do ensino.

O curso de formação começará em novembro e deve seguir até 2026. O repasse financeiro direto é um dos resultados já conquistados pela mobilização interinstitucional do Gabinete de Articulação pela Efetividade da Política Educacional (Gaepe) Arquipélago do Marajó, que reúne cerca de 50 instituições sob a coordenação do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA) e do Instituto Articule, conforme evidencia o presidente da Corte de contas, conselheiro Antonio José Guimarães.

“Esse repasse do MEC à UFPA soma-se às qualificações profissionais já realizadas para professores em outras áreas, à discussão da qualidade e da implantação de um cardápio regionalizado nas escolas, ao retorno de mais de quatro mil crianças marajoaras às salas de aula, ao subsidiar a criação e o aperfeiçoamento de políticas educacionais estaduais e federais, por exemplo”, destacou Guimarães.

O presidente do TCM-PA explicou, ainda, que os diagnósticos minuciosos que retratam a educação no Marajó, com levantamento dos principais problemas e cenários de melhorias por meio de interlocução com outros atores sociais e instituições, até mesmo em âmbito internacional, tem permitido a criação de uma rede fortalecida que inspira a atuação coletiva em outros Estados.

A metodologia de replicação do modelo de atuação do TCM-PA e os resultados alcançados em um curto espaço de tempo também foram destacados pelo conselheiro Cezar Colares.

“Recebemos a notícia da concretização da parceria entre MEC e UFPA para o curso de formação de professores de turmas multisseriadas do Marajó como uma nova grande vitória para a educação paraense. É um processo de ensino-aprendizado peculiar e muito presente em nossa região. Por isso, os diálogos, os estudos técnicos e a vivência de todos os envolvidos nas políticas públicas têm gerado frutos transformadores para alunos, responsáveis, professores e demais atores da comunidade escolar do Marajó”, disse.

O conselheiro explicou que desde 2021 o engajamento de prefeituras, secretarias de Educação, governo estadual, MEC, FNDE, Unicef, Instituto Articule, UFPA, Ministério Público Estadual e outros integrantes do Gaepe Arquipélago do Marajó tem sido o diferencial para os resultados acumulados ao longo do tempo.

Ainda segundo Colares, o repasse financeiro à UFPA é consequência da experiência do governo federal no Marajó, que criou, esse ano, o Programa de Aperfeiçoamento e Formação Continuada para o Ensino Multisseriado.

“Desde o início das atividades do ‘Fortalecimento da Educação nos Municípios do Pará – Etapa Marajó’, com as audiências públicas em cada município marajoara, ouvindo a população, identificando problemas, como os déficits preocupantes de aprendizagem, sentando com outros órgãos públicos, entregando relatórios e mostrando o retrato real da educação naquela região, tivemos a certeza que estávamos no caminho certo e construindo um movimento que ia fazer história, como está fazendo agora”, enfatizou Colares.

O projeto citado por Colares e intitulado “Fortalecimento da Educação nos Municípios do Pará” iniciou em 2021 e foi desdobrado no Gaepe Arquipélago do Marajó.

“Não podemos falar de efetividade de política pública de nenhuma área, em especial da Educação, e, muito menos de avanço socioeconômico, sem reunir governos, organizações não governamentais e toda sociedade. É cada um dentro da sua área de atuação e com o compromisso com os cidadãos que vamos melhorando a qualidade de vida das comunidades paraenses. Essa mudança é significativa quando temos olhos voltados para a educação”, concluiu Colares.

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