Considerada um fator de extrema importância para aprendizagem dos alunos, a implantação da formação e da seleção de gestores por critérios técnicos foi tema da reunião de sexta-feira, 26 de julho, do Gabinete de Articulação para Efetividade das Políticas Educacionais de Rondônia (Gaepe-RO).
Um dos convidados para tratar da pauta foi Guilherme Mendes, professor adjunto do Departamento de Ciências da Educação do Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UFRO), que destacou aspectos conceituais sobre a gestão escolar, ressaltando as instâncias de participação da comunidade como aliadas para uma gestão escolar de qualidade.
Guilherme falou ainda sobre a experiência do curso de pós-graduação em Gestão Escolar, voltada para servidores dos municípios que aderirem ao Programa de Formação de Gestores Escolares das Escolas Públicas do Estado de Rondônia, implementado pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO). Já Elenice Piana, professora e diretora escolar em Ariquemes/RO, trouxe para o debate desafios e possibilidades relacionados à prática da gestão nas escolas municipais do estado.
Para Alessandra Gotti, presidente executiva do Instituto Articule, a gestão educacional com viés democrático e técnico é tão relevante para a educação pública que ganhou uma seção específica na Carta-Compromisso aos candidatos nas eleições municipais em Rondônia, em elaboração pela governança. “Além da eleição dos diretores, é preciso avançarmos na escolha de quadros das secretarias de educação também por critérios técnicos”, acrescenta.
O documento, mencionado por Alessandra, também esteve entre as pautas debatidas na 95ª reunião do Gaepe-RO. Ele está em processo de finalização e deve ser divulgado em encontros com os candidatos a prefeitos dos municípios rondonienses, que devem ocorrer em setembro.
SOBRE O GAEPE-RO
Instalado em abril de 2020, o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Educação do Estado de Rondônia (Gaepe-RO) é o primeiro organismo multi-institucional de nível estadual criado no país. Essa governança reúne representantes do governo estadual, das 52 prefeituras rondonienses, órgãos públicos do Sistema de Controle e Sistema de Justiça, conselhos de educação e sociedade civil em um ambiente de diálogo e cooperação para a construção de soluções aos desafios da educação pública. Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Articule, tem a cooperação do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com a parceria do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).