A última reunião de 2024 do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação de Mato Grosso (Gaepe-MT) foi marcada por um clima de reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo do ano e pela mobilização coletiva em torno das metas para 2025. Realizada no dia 11 de dezembro, a governança fez um balanço das atividades do ano e discutiu perspectivas estratégicas para 2025, reforçando o papel do Gaepe-MT como um espaço de articulação interinstitucional e governança colaborativa.
“Nada disso seria possível sem o comprometimento de cada um aqui. E eu tenho que agradecer também a liderança do conselheiro Antônio Joaquim, brilhantemente corajosa, que abraçou a causa da primeira infância. Pelo direito de cada criança ter uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva”, destacou Cassyra Vuolo, Secretária Executiva da Comissão Permanente de Educação e Cultura (Copec) do TCE-MT.
No início da reunião, foram destacados importantes marcos educacionais do estado, como o Selo Ouro do MEC pela excelência na alfabetização, o lançamento de uma cartilha de política antirracista pela Seduc-MT e resultados da recente reunião sobre a destinação de recursos orçamentários do estado para a educação infantil.
Realizada no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) em 10 de dezembro de 2024, a audiência abordou questões relevantes, como a ausência de previsão orçamentária para infraestrutura de creches na LOA/2025. Volmar Bucco, Auditor de Controle Externo do TCE-MT, celebrou os frutos: “A mobilização de ontem foi um marco. Tivemos uma grande participação de deputados e atores estratégicos, todos comprometidos em garantir as vagas em creches.”
Desafios e conquistas de 2024
Tatiana Bello, do Instituto Articule, apresentou os principais resultados das ações realizadas ao longo do ano, evidenciando a força da governança interinstitucional em superar desafios históricos na educação infantil e inclusiva.
Alessandra Gotti, presidente do Instituto Articule, reforçou o impacto das ações da governança ao longo do ano: “O que construímos juntos em 2024 mostra que o Gaepe-MT é mais do que um espaço de diálogo – é uma força motriz para a transformação da educação no estado.”
Uma dinâmica com a formação de uma nuvem de palavras sintetizou os valores e conquistas do ano. Termos como articulação, comprometimento, mobilização e resolutividade foram destacados pelos participantes, refletindo a essência do trabalho desenvolvido pelo Gaepe-MT em 2024.
Além disso, sugestões para 2025 foram levantadas, incluindo a continuidade das discussões sobre estratégias para a ampliação de vagas em creches, educação inclusiva e intersetorialidade.
No encerramento, Cassyra Vuolo emocionou os participantes ao afirmar: “Quando se sonha junto, a coisa acontece. Que 2025 seja um ano de articulação ainda mais forte e de monitoramento efetivo, para que nossos esforços gerem impacto real onde mais importa.”
O Gaepe-MT finaliza 2024 com orgulho de suas conquistas e com os olhos voltados para o futuro, com a certeza de que mobilização e compromisso conjunto são caminhos fundamentais para uma educação equitativa e de qualidade.
Sobre o Gaepe-MT
Idealizado pelo Instituto Articule, os Gaepes são resultado de um acordo de cooperação com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico de Educação do IRB. O objetivo é aperfeiçoar a governança horizontal, multissetorial e multinível, na área da educação, mediante diálogo, pactuação e monitoramento entre os atores institucionais responsáveis pela formulação, execução, controle, fiscalização, julgamento e regulamentação das questões relacionadas à política educacional. Em Mato Grosso, a governança tem parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), e conta com a participação de outras 19 entidades.