Gaepe-RN discute estratégias para ampliar o acesso à educação infantil e fortalecer a Busca Ativa Escolar

Reunião destacou dados inéditos do TCE-RN, experiências exitosas e ferramentas para planejamento e articulação intersetorial no estado.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais

Foi com entusiasmo que o conselheiro Gilberto Jales, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), abriu a 3ª reunião do Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação no Rio Grande do Norte (Gaepe-RN), realizada em 16 de junho de 2025.  “A gente já pode dizer que os primeiros passos estão sendo dados, e os resultados são muito alvissareiros”, afirmou, além de destacar a sinergia entre as instituições como um verdadeiro mutirão em defesa da educação pública.

O encontro teve como foco o debate sobre ações para a ampliação da oferta de educação infantil e o fortalecimento da estratégia da Busca Ativa Escolar no estado.

Educação infantil: cenário, desafios e caminhos

O encontro teve início com a apresentação dos dados levantados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) sobre o acesso à educação infantil nos municípios potiguares. O levantamento mapeou a existência de filas de espera, os critérios de priorização adotados pelas prefeituras e a oferta atual de vagas em creches.

A apresentação foi feita por Ana Maria, do TCE-RN,  que destacou a importância do acompanhamento da política de educação infantil e na identificação de gargalos estruturais, especialmente relacionados à demanda não atendida. 

Em complemento, Alessandra Gotti reforçou a necessidade de um planejamento orçamentário colaborativo entre Estado e municípios, capaz de orientar decisões sustentáveis e promover a ampliação qualificada da oferta.

Durante os debates, Magnólia, da Secretaria Estadual de Educação, defendeu a construção de uma política articulada para a infância: “A criança não é do município, nem do Estado, ela é potiguar.”

Um guia para apoiar a expansão de vagas

Na sequência, José Maurício, do Instituto Articule, apresentou o Guia de Expansão Qualificada de Vagas na Educação Infantil, desenvolvido pelo Instituto Articule em parceria com todos os Gaepes em atividade à época de sua elaboração. O documento, lançado em abril, está estruturado em oito blocos temáticos e visa apoiar os municípios na construção de planos consistentes e sustentáveis de ampliação de creches.

“O Guia nasce com a proposta de trazer um olhar holístico e sistêmico sobre a expansão de vagas, construído junto com os gestores que vivenciam essa realidade. A ideia é apoiar esse planejamento com foco não só na infraestrutura, mas também na qualidade e na equidade da educação infantil”, afirmou José Maurício.

A proposta foi bem recebida, com sugestões de ampla divulgação do guia às secretarias municipais, prefeitos e vereadores. 

Busca Ativa Escolar: panorama e integração de esforços

A segunda parte da reunião foi dedicada à apresentação do panorama da Busca Ativa Escolar no Rio Grande do Norte. Representantes do UNICEF e da Secretaria de Estado da Educação compartilharam dados e experiências locais sobre a adesão à plataforma, ressaltando que 133 municípios potiguares já aderiram formalmente à plataforma. A apresentação abordou também as causas mais frequentes da exclusão escolar e a importância da atuação em rede.

A plataforma Busca Ativa Escolar, criada em 2017, tem como objetivo apoiar estados e municípios na identificação e reintegração de estudantes que estão fora da escola. A estratégia se baseia em uma abordagem intersetorial e conta com cinco etapas fundamentais para sua implementação.

Magnólia e Mércia, da Secretaria Estadual de Educação, compartilharam a experiência da Décima Região de Ensino, destacando boas práticas como reuniões intersetoriais, envolvimento das famílias e monitoramento ativo. Keyson, da Undime-RN, reforçou os desafios práticos enfrentados pelas redes municipais, especialmente em relação à articulação entre setores e ao acompanhamento dos casos registrados.

Como estratégia de mobilização, foram indicados o envio de ofícios para os municípios que ainda não aderiram, articulação conjunta entre Unicef, Undime e Seduc-RN, além da sistematização de boas práticas para inspirar outros territórios.

Os participantes discutiram a necessidade de ampliar o apoio técnico aos municípios, articular diferentes áreas da gestão pública e fortalecer a cultura de monitoramento da exclusão escolar.

Encaminhamentos

Foram definidos como próximos passos da governança:

  1. Fortalecer o regime de colaboração entre Estado e municípios na educação infantil, articulando com a Secretaria de Estado da Educação a criação de uma estrutura dedicada (como secretaria, subsecretaria ou coordenação específica), a exemplo de MT e RO.
  2. Encaminhar o “Guia de Expansão Qualificada de Vagas na Educação Infantil” para secretarias municipais de Finanças, Educação e Planejamento, além de prefeitos, prefeitas e câmaras municipais, como apoio ao planejamento e expansão de creches.
  3. Elaborar nota técnica sobre o gerenciamento da fila de espera e critérios de priorização na educação infantil, com base em diretrizes nacionais e evidências, para orientar as gestões municipais.
  4. Garantir participação do Gaepe-RN no seminário estadual sobre educação, previsto para 28 de agosto, conforme convite articulado pelo Padre Matias e parceiros.
  5. Incluir como pauta futura a apresentação da experiência da Central Única de Vagas de Rondônia, como subsídio ao debate sobre organização da demanda por vagas em creches no RN.
  6. Criar um Grupo de Trabalho (GT) de educação infantil no âmbito do Gaepe-RN, para execução e monitoramento das ações prioritárias da pauta.
  7. Elaborar e enviar ofício aos municípios que ainda não aderiram à Busca Ativa Escolar, reforçando a importância da estratégia e incentivando também a adesão ao Selo Unicef.
  8. Realizar levantamento de boas práticas na implementação da Busca Ativa Escolar em municípios, regionais e escolas, em parceria com Unicef, Undime e Secretaria Estadual, com o objetivo de compartilhamento entre os territórios.
  9. Acompanhar e divulgar atualizações sobre o grupo de trabalho da BNCC com foco na inclusão da computação, mantendo os integrantes do Gaepe-RN informados via grupo de WhatsApp da governança.

A reunião foi encerrada por Teresa, do TCE-RN, que celebrou o engajamento coletivo: “A união de esforços já mostra a força da articulação como instrumento efetivo para tirar as políticas do papel e fazer com que cheguem na ponta, mudando a realidade das crianças e adolescentes”. Ela agradeceu a participação de todos, elogiou a qualidade das contribuições e reforçou que a sistematização dos encaminhamentos será compartilhada com o grupo.

Sobre o Gaepe-RN

Instalado em 17 de março de 2025, o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Rio Grande do Norte (Gaepe-RN) é uma governança horizontal de diálogo e colaboração entre os governos locais, as instituições do setor público envolvidas na política educacional e a sociedade civil. A iniciativa é coordenada pelo Instituto Articule e pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), parceiro na sua implementação. Idealizados pelo Instituto Articule, os Gaepes são resultado de um acordo de cooperação com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico de Educação. Saiba mais.

Posts Recentes

Arquivos