GAEPE MOGI, PRIMEIRO GABINETE DE ARTICULAÇÃO MUNICIPAL NO PAÍS, INICIA SUAS ATIVIDADES

Foi realizada na manhã de segunda-feira (19/07), a primeira reunião do GAEPE Mogi – Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação, instituído pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em parceria com o Instituto Articule. O município é o primeiro no País a instituir o gabinete municipal. Neste primeiro encontro online estiveram presentes cerca de 50 representantes dos poderes Executivo, Judiciário, Legislativo, Ministério Público, Defensoria Pública, além de órgãos de controle e organizações da sociedade civil. Confira!
No primeiro encontro online estiveram presentes cerca de 50 representantes dos poderes Executivo, Judiciário, Legislativo, Ministério Público, Defensoria Pública, além de órgãos de controle e organizações da sociedade civil. (divulgação)

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais

Mogi das Cruzes realizou na manhã desta segunda-feira (19/07) a primeira reunião do GAEPE Mogi – Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação, instituído pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em parceria com o Instituto Articule. O município é o primeiro no País a instituir o gabinete municipal. O GAEPE já está em funcionamento no formato nacional com o GAEPE Brasil e nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Rondônia.  Neste primeiro encontro online estiveram presentes cerca de 50 representantes dos poderes executivo, judiciário, legislativo, além de órgãos de controle e organizações da sociedade civil.

Cada setor apresentou suas reflexões sobre os impactos da pandemia na Educação e os temas que podem ser tratados pelo gabinete. As reuniões serão mensais. “O GAEPE Mogi une esforços entre as diversas frentes. É muito importante para suprir os desafios que já estão postos pela pandemia e os que virão. Todas as ideias são muito bem-vindas e nosso foco é na formação da nova geração de mogianos”, destacou o prefeito Caio Cunha. 

Os temas que o grupo apontou inicialmente foram a preocupação com a volta segura ás aulas, a vacinação dos profissionais, a articulação da rede de proteção de crianças e adolescentes, a comunicação com as famílias e o uso da tecnologia na educação. “Mogi vai ser uma referência nesse formato de diálogo para todos os municípios do Brasil. Vimos nesta primeira reunião que em Mogi a educação é prioridade. Temos um grande mosaico de temas para trabalhar”, disse Alessandra Gotti, presidente-executiva do Instituto Articule. 

O secretário de Educação, André Stábile, destacou a importância da união de todos para superação dos desafios da pandemia. “A pandemia representa o maior desafio que a nossa geração está vivendo e vai viver nos próximos anos. Isoladamente não conseguiríamos superar este desafio. Com o GAEPE vamos trabalhar em um grupo organizado para termos condições de dar uma resposta nesse nível”, disse. O secretário adjunto da Pasta,Caio Callegari, também participou da reunião.

Participante dos GAEPES que já estão em funcionamento, Cezar Miola, vice-presidente e presidente do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB), membro do Conselho Deliberativo da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON) e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul parabenizou o município pela iniciativa e contou sobre sua experiência. “Os GAEPEs fazem parte do processo de aproximação e diálogo. São frutos do comprometimento e da dedicação de pessoas. Esta reunião demonstrou a força transformadora que detemos no ambiente governamental e na sociedade pelo direito fundamental à educação”, disse. 

O poder judiciário esteve presente com representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública. “Para nós é importante participar desse grupo, efetivamente, trazendo nossas contribuições. É um grupo horizontal, com uma discussão aberta, em que podemos ver cada ponto de vista e realidade”, disse Bruno Camargo Ferreira, promotor de Educação. Também estiveram presentes os membros do MPSP Reinaldo Iori Neto, Fernando Pascoal Lupo e a coordenadora da Defensoria, Roberta Marques Benazzi VillaVerde. 

A vereadora Malu Fernandes, que preside a Comissão de Educação da Câmara Municipal, apontou a necessidade do trabalho coletivo. “Não existem soluções simples para problemas complexos. A pandemia é um problema complexo e precisa da união de todos os atores para construir soluções em conjunto”, disse. O encontro também contou com um representante da vereadora Inês Paz, a dirigente de ensino Estela de Meneses, subprocurador do município Fabio Nakano e os secretários municipais de Assistência Social Celeste Xavier e de Finanças, Ricardo Abílio. Débora Iolanda Cardoso, chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, representou a Secretaria de Saúde.  

O envolvimento dos participantes do GAEPE Mogi e o papel central do professor na transformação da educação foram destacados por Ismar Barbosa Cruz, conselheiro do Instituto Articule, auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União e coordenador dos GAEPES. ““Saio deste encontro ainda mais motivado. Participamos de um debate extremamente qualificado e plural. Um aspecto relevante dessa primeira abordagem é o papel central do professor. Se a gente quer transformar a educação, temos que tratar esse segmento com a importância que tem. Temos que ter professores comunicados, inspirados e motivados”.

A vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler também ressaltou a importância do professor e a oportunidade de contar o GAEPE Mogi em benefício da educação. “Levantar essa bandeira da educação junto a esses atores, toda essa teia que forma o GAEPE é fundamental. Vamos pensar juntos para pensar melhor, fazer diferente para ter resultados diferentes. Nosso propósito é envolver verdadeiramente os professores. Precisamos do professor pleno para renovarmos a educação e preparar nossos alunos para o futuro”, disse. 



Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Posts Recentes

Arquivos