Na terça-feira, 10 de agosto, aconteceu a 19a. reunião do comitê de articulação interinstitucional pela Educação do Mato Grosso do Sul, que leva o nome no estado de Comitê de Articulação para Efetividade da Política Educacional no Estado de Mato Grosso do Sul (CAEPE/MS). A iniciativa, que completa um ano, é espelhada nos Gaepes – Gabinetes de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação. Completando um ano de atuação, o Caepe, no entanto, já se instituiu como uma instância para além da pandemia.
Alessandra Gotti, presidente-executiva do Instituto Articule, abriu a reunião sublinhando como a experiência da articulação no Mato Grosso do Sul foi destacada durante a apresentação dos Gaepes na Audiência Pública realizada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
A professora Cecília Motta, secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, ressaltou o sucesso do retorno às aulas no estado, em modelo híbrido (presencial e remoto), que, com a adoção correta e monitoramento dos protocolos, têm conferido segurança a educadores, alunos e seus familiares. E enfatizou o fórum de articulação interinstitucional como espaço essencial para que essas medidas fossem gestadas e consensuadas entre poder executivo, sindicato, órgãos de controle e do sistema de justiça.
Na sequência, Paola Lopes, titular da Coordenadoria de Psicologia Educacional da Secretaria de Estado de Educação, apresentou um plano de formação das redes de ensino estadual e municipais sobre a busca ativa escolar – medida essencial, segundo os integrantes do Caepe, para garantir o direito à Educação, especialmente devido aos efeitos da pandemia, que gerou aumento do abandono escolar.
O grupo debateu, ainda, medidas para garantir a disponibilidade de profissionais para atendimento psicológico nas redes de ensino, como determina a Lei federal 13.935, diante da impossibilidade de aumento de gastos com pessoal impostos pela Lei Complementar 173.
As reuniões do Caepe-MS são quinzenais, acompanhe as novidades pelo site do Instituto Articule.