Em reunião, Comissão Estadual aprova Protocolo de Volta às Aulas da REE

Documento contou com a colaboração de todos os membros da Comissão para a elaboração, com o apoio do Instituto Articule, responsável pela mediação dos encontros.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais

Campo Grande (MS) – Ocorreu nesta quinta-feira (22.10), a 6ª reunião entre os membros da Comissão Estadual Provisória de Volta às Aulas, que visa o planejamento para a retomada das atividades presenciais nas redes de ensino de Mato Grosso do Sul. Desta vez, o ponto central foi a aprovação do Protocolo de Volta às Aulas, apresentado pela equipe da Secretaria de Estado de Educação (SED), e que norteará as medidas tomadas para o retorno dos estudantes às unidades escolares em todo o Estado.

Mediada pela fundadora e presidente-executiva do Instituto Articule, Alessandra Gotti, a reunião resultou na aprovação do documento que servirá como base para outras redes. “Hoje tivemos a finalização do Protocolo de Volta às Aulas, com as últimas sugestões que foram incorporadas. Essa versão final – aprovada – é fundamental também para que as redes municipais possam se pautar nesse documento, para que façam seus planejamentos. É o trabalho em Regime de Colaboração: uma marca de Mato Grosso do Sul e que fica de exemplo para outros estados”, disse.

Com a suspensão das aulas presenciais prorrogada até o dia 18 de dezembro, em comunicado realizado no último dia 05 de outubro, o retorno às atividades de forma presencial ficou para 2021 e o atual ano letivo será encerrado com a sequência das atividades remotas, colocadas em prática desde o dia 23 de março deste ano. Sendo assim, a aprovação do documento – nesta quinta – resulta no avanço do planejamento para esse trabalho de retomada.

Vale salientar que os estudantes que apresentaram dificuldades com as atividades, e que não possuem conectividade, seguem contando com a possibilidade do atendimento por meio do “plantão tira-dúvidas”, que objetiva sanar os questionamentos e auxiliar na realização das atividades e que consiste na recepção dos alunos – no ambiente escolar – com horário agendado para o diálogo com professores e gestores.

Durante a reunião, foi realizada a apresentação das alterações finais, com a participação do técnico da Superintendência de Políticas Educacionais (Suped), prof. Alfredo Oliveira, que fez a leitura e o detalhamento de cada uma das 70 observações enviadas para que as últimas incorporações pudessem ocorrer antes do parecer de todos os membros presentes na reunião, realizada sempre de forma virtual e que teve pouco menos de duas horas de duração.

Na sequência, após a aprovação e pontuações sobre as sugestões incorporadas, a secretária Cecilia Motta destacou a importância da apresentação do protocolo para a sociedade como o próximo passo e, no final da reunião, destacou a participação de todos na elaboração do documento.

“Só quero agradecer todos os parceiros, sempre preocupados com os alunos e com a aprendizagem. Esse é o primeiro ‘produto’ desse grupo e a satisfação é imensa. Conseguimos fazer um documento que pode ser cumprido e que, no ano que vem, será colocado em prática. Estou muito feliz pela condução do Articule e também com as sugestões desses parceiros. Parabéns para todos pela participação”, concluiu.

Publicado originalmente em https://www.sed.ms.gov.br/em-reuniao-nesta-quinta-comissao-estadual-aprova-protocolo-de-volta-as-aulas-da-ree/?fbclid=IwAR3DvNWTUt0SHjg2TA83tIcg5pf7IqxXUgIlavyjlcQH7xJVQlmEFwKFzdA
por Vinícius Espíndola

Posts Recentes

Arquivos