Nos dias 18 e 19 de novembro, Soure, no Pará, sediará o II Fórum Gaepe-Arquipélago do Marajó – resultados e perspectivas para a melhoria da educação. O encontro reunirá gestores públicos, representantes do Ministério da Educação, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), UNICEF, Governo do Pará e diversas organizações que atuam pela educação e inclusão social no arquipélago.
O evento será promovido pelo Gabinete de Articulação pela Efetividade da Política de Educação (Gaepe) no Marajó, uma governança colaborativa, coordenada pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) e pelo Instituto Articule, que reúne diversas entidades públicas e da sociedade civil, bem como os gestores de municipais de educação. O objetivo dessa instância de diálogo é fomentar políticas públicas efetivas para melhorar a educação nos 17 municípios marajoaras, que estão entre os mais baixos no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil.
A programação do Fórum contará com mesas-redondas e discussões estratégicas para debater os desafios educacionais da região, fortalecer a articulação entre órgãos públicos e apresentar avanços nos projetos de educação básica. Questões importantes como a necessidade de ações integradas para combater a evasão escolar e o impacto de programas como o “Luz para Todos” nas escolas rurais estarão em destaque, reafirmando o compromisso do Gaepe-Arquipélago do Marajó em promover mudanças estruturais e duradouras na região.
O Fórum é resultado do trabalho intersetorial, com a participação de atores das áreas de educação, saúde e assistência social, além de conselhos tutelares e outras entidades de proteção à infância e adolescência. Seu objetivo é atualizar e repactuar uma agenda comum assinada coletivamente no I Fórum Gaepe Arquipélago do Marajó – uma agenda comum pela transformação do Marajó, em 2023, com foco em soluções práticas e sustentáveis para garantir o direito à educação de qualidade para todas as crianças e adolescentes da região.
O II Fórum Gaepe Arquipélago do Marajó – resultados e perspectivas para a melhoria da educação é direcionado a prefeitos, secretários municipais, conselheiros do Fundeb, conselheiros tutelares, coordenadores de programas como o Selo UNICEF e Busca Ativa Escolar, e suas equipes técnicas. Todos têm papel essencial no planejamento e na execução das políticas de educação e inclusão no Marajó.
A união de forças entre as diferentes instituições promete avanços concretos para a educação pública, criando um caminho mais inclusivo e acessível para as novas gerações.
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