Instituto Articule apresenta a iniciativa Gaepe no Workshop da Educação em Sergipe

Alessandra Gotti falou sobre o Gaepe-Brasil e os estaduais, como exemplos de boas práticas para a Educação em todo o país.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais

Na tarde do dia 8 de agosto, Alessandra Gotti, presidente executiva do Instituto Articule participou do II Workshop de Educação: Boas Práticas para uma Educação Transformadora, em Sergipe. Na ocasião, ela apresentou as experiências dos Gaepes pelo Brasil, seus objetivos, metodologias e resultados.

“Para avançar na efetividade das políticas públicas, além dos ingredientes tradicionais da prioridade política – isto é, priorização na agenda e na alocação de recursos, balizada por diagnóstico, evidências e boas práticas – é preciso avançar em mais diálogo, articulação e cooperação.” explicou Gotti, sobre a idealização dos Gaepes. 

Ela destacou a visão sistêmica possibilitada pelos Gaepes: “Nosso campo de visão se amplia quando estamos todos na mesma página. para que possamos encontrar soluções de maneira mais célere, precisamos estar todos na mesma página”, afirmou.

 O evento foi organizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), com o apoio do Pacto pela Educação Sergipana, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACOM) e Instituto Rui Barbosa (IRB).

A apresentação sobre os Gaepes feita pela presidente executiva do Instituto Articule, representando os Gaepes, se deu no painel Cooperação e Experiência Multilateral em Prol da Educação, que contou também com Fátima Gavioli, Secretária de Estado da Educação de Goiás e Gerson Sicca, Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), além da mediação de Manoel Humberto Gonzaga Lima, Presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME Nacional).

Sobre os Gaepes

Os Gabinetes de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepes) são instâncias de diálogo e cooperação entre as diversas entidades do setor público e sociedade civil envolvidos política pública educacional, com o objetivo de fomentar maior interlocução entre essas instituições. Seu propósito é induzir ações articuladas e pactuadas para a garantia do direito à Educação. Sua atuação é capaz de induzir decisões ágeis e eficazes no enfrentamento aos desafios da Educação, com maior segurança jurídica. A iniciativa é uma idealização do Instituto Articule, realizada em cooperação com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e Instituto Rui Barbosa, por meio do seu Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB).

Posts Recentes

Arquivos