Avanços e perspectivas relacionados à atuação do Gaepe-Arquipélago do Marajó foram discutimos na primeira palestra do II Fórum Gaepe-Arquipélago do Marajó, que acontece nestes dias 18 e 19 de novembro em Soure (PA).
Na ocasião, o conselheiro César Colares,.do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), fez uma retrospectiva da atuação da governança, desde a sua instalação em junho de 2022, a partir do projeto desenvolvido pela instituição, “Fortalecimento da Educação dos Municípios do Pará”. Ele destacou que a iniciativa promoveu resultados significativos que transcendem as fronteiras do Marajó. “Um exemplo muito concreto foi o desenvolvimento da formação para professores de salas multisseriadas em parceria com a UFPA e o MEC. Como esse é uma realidade muito forte do Marajó, e que também se vê em diversas localidades do Brasil, essa formação acabou se tornando inspiração para um política nacional, o PRAEMA”, explicou, referindo-se ao Programa de Acompanhamento e Formação Continuada pra o Ensino Multisseriado no processo de Alfabetização, do Governo Federal.
Alessandra Gotti, presidente executiva do Instituto Articule, apresentou os resultados da atuação do Gaepe-Arquipélago do Marajó e destacou que ainda é preciso avançar. “Avançamos muito. E é necessário continuarmos mobilizados, atuando de forma colaborativa e articulada para superar os desafios estruturais que não são poucos. Só assim vamos tirar o Marajó desse cenário de IDHs tão baixos”.
O Marajó, composto por 18 municípios entre os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, enfrenta sérias dificuldades em infraestrutura, acesso e permanência escolar, além de desafios específicos relacionados à formação docente e à conectividade. Veja alguma desses desafios aqui.
Avanços significativos
Desde sua criação, o Gaepe-Arquipélago do Marajó tem liderado iniciativas multissetoriais que já apresentam resultados concretos:
- Infraestrutura Escolar: Retomada de 63 obras paralisadas, com investimento de R$121 milhões, possibilitando até 6.892 novas vagas escolares.
- Conectividade: Com apoio do MEC e da ANATEL, 396 escolas já foram conectadas ao programa Luz para Todos, com previsão de ampliação para mais 542 unidades.
- Valorização Docente: Foram desenvolvidas formações específicas para mais de 500 professores atuantes em escolas ribeirinhas, indígenas e quilombolas, e firmada uma nova parceria com a UFPA para formação de educadores de salas multisseriadas com investimento de R$7,5 milhões pelo MEC.
- Busca Ativa Escolar: Desde 2023, foram rematriculadas quase 9 mil crianças e adolescentes por meio da parceria com o UNICEF e o programa Busca Ativa Escolar.
Educação como eixo transformador
A presidente executiva do Instituto Articule destacou que a educação no Marajó deve ser uma política central para enfrentar a desigualdade social e econômica, e que a garantia dos direitos das crianças é a única forma de proteger o nosso futuro.
Ao integrar educação, infraestrutura e políticas de assistência social, o Gaepe busca criar um ambiente favorável para o desenvolvimento integral de crianças e jovens marajoaras, o que transcende as salas de aula e reflete diretamente no presente e futuro da sociedade.