
Gaepe-MT avança em estratégias para educação inclusiva e ampliação de vagas em creches
Reunião destacou a articulação interinstitucional como elemento-chave para fortalecer políticas públicas educacionais no estado.
Reunião destacou a articulação interinstitucional como elemento-chave para fortalecer políticas públicas educacionais no estado.
Encontro da Governança apresentou os principais resultados da auditoria sobre Busca Ativa Escolar do TCE-RO e contou com a participação de representantes de municípios de outros estados para discutir novas estratégias de atuação para Rondônia.
Documento, que reafirma compromissos em áreas estratégicas como conectividade, valorização de professores e inclusão social, é resultado de encontro realizado na cidade de Soure, Pará.
Palestra do TCMPA e Instituto Articule destaca resultados e perspectivas da atuação do Gaepe-Arquipélago do Marajó no II Fórum da governança.
Documento sugere a formação de comitês municipais coordenados pelo Estado para fortalecer a articulação e garantir direitos na primeira infância, segundo o Marco Legal da Primeira Infância e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Governança destacou apoio às famílias e formação dos professores como aspectos centrais.
Foram abordadas medidas essenciais para fortalecer a educação inclusiva no Brasil, desde a formação docente e infraestrutura escolar adequada até à importância de dados mais precisos.
Encontro da Governança também abordou as últimas atualizações relativas ao SAERO e a Nota Técnica para a garantia de coleta de dados das crianças e responsáveis na educação infantil.
Encontro reunirá gestores públicos, MEC, FNDE, UNICEF e Governo do Pará para discutir políticas e estratégias de fortalecimento da educação básica nos 18 municípios do Marajó.
A destinação de recursos para a retomada das obras paralisadas de construção de creches também foi pauta do encontro da governança.
Governança promoverá diálogo para enfrentamento dos desafios apontados em relatório do TCE-PI. Ações para avançar no acesso à educação infantil também foram pauta da reunião deste mês.
Com base em inspeção realizada em Anápolis, Goiânia e Senador Carneiro, discutiu-se soluções para os desafios enfrentados pelos Centros Municipais de Educação Infantil. A transparência de dados das redes municipais também foi pauta do encontro.
Diante do impacto do tema na aprendizagem dos estudantes, a governança tratou de medidas para garantir a qualidade nutricional da merenda das escolas rondonienses.
Governança também discutiu outras estratégias para aprimorar a educação no estado, como o compromisso político assumido nas eleições e os planos decenais de educação.
Governança discutiu caminhos para apoiar municípios na garantia do direito das crianças à creche e à pré-escola, com base nos resultados do levantamento Retrato da Educação Infantil.
Com Matriz de Risco pode-se pensar em intervenções mais urgentes para a expansão da oferta de vagas em creches. Reunião também tratou de plano de ação do GT-Obras.
Curso terá início em novembro deste ano. O repasse financeiro direto é um dos resultados já conquistados pela governança.
Encontro discutiu a assinatura da “Carta de Compromissos pela Educação em Rondônia”, que tem foco na continuidade e aprimoramento de políticas públicas educacionais nas gestões municipais de 2025 a 2028.
Devido à crise climática que afeta a região Norte, o encontro virtual substituirá a série de reuniões presenciais que ocorreriam em setembro.
Grupo de trabalho apresenta estratégias definidas para combater o abandono e a evasão escolar. Educação Infantil também foi pauta, com discussão sobre infraestrutura e vagas.
Governança tratou da destinação de recursos estaduais aos municípios e analisou dados sobre essa etapa no estado.
Documento visa pactuar prioridades para a área com foco nas gestões municipais 2025-2029.
Atualizado em 11/09/2024 Quase metade, 44% dos municípios do país têm crianças aguardando por uma matrícula na creche, a maioria (9 em cada 10) por
Levantamento Nacional Retrato da Educação Infantil no Brasil teve participação de 100% dos municípios e do DF
Reunião desta segunda-feira, conheceu a iniciativa de Londrina (PR). Encontro também tratou da Busca Ativa Escolar.
Metodologia utilizada confirmou que o programa foi o principal fator que promoveu melhora no desempenho escolar
Mobilização de diferentes organizações do poder público e sociedade civil garantiram participação de 100% das redes municipais e do DF.
Governança debate as ações para garantir o repasse de recursos financeiros do estado para educação infantil em 2024 e orçamento de 2025.
Próximo às eleições municipais, Gaepe-RO debate a relevância de seleção de gestores escolares por critérios técnicos
Ampliação do período de coleta visa estados que estão com menor percentual de municípios respondentes.
Reunião destacou a articulação interinstitucional como elemento-chave para fortalecer políticas públicas educacionais no estado.
Encontro da Governança apresentou os principais resultados da auditoria sobre Busca Ativa Escolar do TCE-RO e contou com a participação de representantes de municípios de outros estados para discutir novas estratégias de atuação para Rondônia.
Documento, que reafirma compromissos em áreas estratégicas como conectividade, valorização de professores e inclusão social, é resultado de encontro realizado na cidade de Soure, Pará.
Palestra do TCMPA e Instituto Articule destaca resultados e perspectivas da atuação do Gaepe-Arquipélago do Marajó no II Fórum da governança.
Documento sugere a formação de comitês municipais coordenados pelo Estado para fortalecer a articulação e garantir direitos na primeira infância, segundo o Marco Legal da Primeira Infância e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Governança destacou apoio às famílias e formação dos professores como aspectos centrais.
Foram abordadas medidas essenciais para fortalecer a educação inclusiva no Brasil, desde a formação docente e infraestrutura escolar adequada até à importância de dados mais precisos.
Encontro da Governança também abordou as últimas atualizações relativas ao SAERO e a Nota Técnica para a garantia de coleta de dados das crianças e responsáveis na educação infantil.
Encontro reunirá gestores públicos, MEC, FNDE, UNICEF e Governo do Pará para discutir políticas e estratégias de fortalecimento da educação básica nos 18 municípios do Marajó.
A destinação de recursos para a retomada das obras paralisadas de construção de creches também foi pauta do encontro da governança.
Governança promoverá diálogo para enfrentamento dos desafios apontados em relatório do TCE-PI. Ações para avançar no acesso à educação infantil também foram pauta da reunião deste mês.
Com base em inspeção realizada em Anápolis, Goiânia e Senador Carneiro, discutiu-se soluções para os desafios enfrentados pelos Centros Municipais de Educação Infantil. A transparência de dados das redes municipais também foi pauta do encontro.
Diante do impacto do tema na aprendizagem dos estudantes, a governança tratou de medidas para garantir a qualidade nutricional da merenda das escolas rondonienses.
Governança também discutiu outras estratégias para aprimorar a educação no estado, como o compromisso político assumido nas eleições e os planos decenais de educação.
Governança discutiu caminhos para apoiar municípios na garantia do direito das crianças à creche e à pré-escola, com base nos resultados do levantamento Retrato da Educação Infantil.
Com Matriz de Risco pode-se pensar em intervenções mais urgentes para a expansão da oferta de vagas em creches. Reunião também tratou de plano de ação do GT-Obras.
Curso terá início em novembro deste ano. O repasse financeiro direto é um dos resultados já conquistados pela governança.
Encontro discutiu a assinatura da “Carta de Compromissos pela Educação em Rondônia”, que tem foco na continuidade e aprimoramento de políticas públicas educacionais nas gestões municipais de 2025 a 2028.
Devido à crise climática que afeta a região Norte, o encontro virtual substituirá a série de reuniões presenciais que ocorreriam em setembro.
Grupo de trabalho apresenta estratégias definidas para combater o abandono e a evasão escolar. Educação Infantil também foi pauta, com discussão sobre infraestrutura e vagas.
Governança tratou da destinação de recursos estaduais aos municípios e analisou dados sobre essa etapa no estado.
Documento visa pactuar prioridades para a área com foco nas gestões municipais 2025-2029.
Atualizado em 11/09/2024 Quase metade, 44% dos municípios do país têm crianças aguardando por uma matrícula na creche, a maioria (9 em cada 10) por
Levantamento Nacional Retrato da Educação Infantil no Brasil teve participação de 100% dos municípios e do DF
Reunião desta segunda-feira, conheceu a iniciativa de Londrina (PR). Encontro também tratou da Busca Ativa Escolar.
Metodologia utilizada confirmou que o programa foi o principal fator que promoveu melhora no desempenho escolar
Mobilização de diferentes organizações do poder público e sociedade civil garantiram participação de 100% das redes municipais e do DF.
Governança debate as ações para garantir o repasse de recursos financeiros do estado para educação infantil em 2024 e orçamento de 2025.
Próximo às eleições municipais, Gaepe-RO debate a relevância de seleção de gestores escolares por critérios técnicos
Ampliação do período de coleta visa estados que estão com menor percentual de municípios respondentes.
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.